Colégio CEAPS

Proposta Pedagógica

 

Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano

Filosofia da Escola

“O nosso mundo pode ser imperfeito, violento, injusto e mal estruturado, porém não podemos abandoná-lo. Nosso compromisso é a esperança. É torná-lo mais justo, mais fraterno e solidário.”

Nossa Responsabilidade

“Dar o melhor de nós, criando espaços múltiplos de crescimento e aprendizagem.”

Missão Educacional

  • Envolver todos os participantes do processo educativo numa construção coletiva, em busca da excelência da educação a partir de valores, concepções, princípios e crenças que dizem respeito ao futuro do homem e da sociedade;

  • Encontrar a melhor maneira de transmitir conhecimentos capazes de orientar e motivar a caminhada do ser humano para busca de sua auto-realização e compreensão do sentido da vida;

  • Promover a elaboração consolidada e um repertório saudável de conhecimento e de vivências que proporcionem ao educando a alegria de ser, amar e servir;

Objetivos Específicos da Escola

Tendo em vista os princípios e os fins da educação nacional e os objetivos gerais da Educação Básica, “O Colégio CEAPS“ propõe-se a:

    • Ministrar a Educação Infantil e de Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano, conforme Currículos escolares estruturados dentro das normas legais vigentes;

    • Assegurar uma abordagem global da realidade através de perspectiva inter disciplinar de forma sistemática e assistemática;

    • Proporcionar condições para o pleno desenvolvimento da pessoa e preparo para o exercício da cidadania através de uma educação dinâmica e participativa;

    • Manter intercâmbio entre a Escola, Família, a comunidade e demais escolas, integrando o aluno ao seu meio físico-social e cultural;

    • Desenvolver competência e habilidades de: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com o outro e aprender a ser;

    • Educar para a fé consciente e operante para, através de sua própria vida, servir a todos, com espírito cristão, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

 

Estrutura dos Cursos Oferecidos

O “Colégio CEAPS“ manterá a Educação Básica nos níveis: Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano.

Frequência

O controle da frequência tem por objetivo o registro da presença do aluno nas atividades escolares programadas, sendo exigida a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total da carga horária prevista da série para aprovação.

Avaliação Escolar

  • A avaliação do trabalho escolar tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento do aluno e o aperfeiçoamento do ensino-aprendizagem, visando à aquisição de competências e habilidades necessárias à sua formação.

  • A avaliação será continua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos, devendo ser expressa em notas, para conhecimento dos alunos e seus responsáveis.

  • Haverá reunião de pais ou responsáveis com o objetivo de passar informações a respeito do resultado do rendimento dos alunos e debater assuntos educativos visando à formação dos mesmos.

  • A avaliação do aproveitamento terá sempre em vista os objetivos propostos no planejamento do ensino e o desenvolvimento global do aluno.

Vários instrumentos de avaliação poderão ser utilizados:

  • Na avaliação do aproveitamento do aluno, serão adotados sistemas de pontos cumulativos.

  • Serão 100 (cem) os pontos cumulativos que cada um poderá conseguir durante o período letivo, em cada conteúdo curricular.

  • Os 100 (cem) pontos terão a seguinte distribuição:
Período Pontos Média
1ª etapa 30 (trinta) pontos 18
2ª etapa 35 (trinta e cinco) pontos 21
3ª etapa 35 (trinta e cinco) pontos 21
  • Para efeito de verificação da avaliação escolar, em cada disciplina, área de estudo, atividades ou conteúdo, o professor atribuirá ao aluno uma nota por etapa.

Promoção

Serão conjugadas na promoção do aluno:

  • Aproveitamento mínimo de 60% (sessenta por cento) acumulados em cada conteúdo específico nos diferentes conteúdos.

  • Frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) do total da carga horária anual.

Recuperação

  • Os estudos de recuperação visam proporcionar aos alunos de rendimento insuficiente, condições especiais no atendimento de suas peculiaridades individuais para melhoria de seu desempenho, com vistas ao prosseguimento do processo educativo.

  • Os estudos de recuperação serão proporcionados aos alunos, nas seguintes modalidades:

1) – Recuperação paralela

2) – Recuperação final

Recuperação Paralela

  • É obrigatório a recuperação paralela por permitir atender às dificuldades dos alunos tão logo elas se apresentem, mediante a apresentação de materiais didáticos-pedagógicos suplementares e assistência individual ou em grupo de forma concomitante ao processo ensino-aprendizagem.

  • As atividades de recuperação paralela serão diversificadas e serão desenvolvidas dentro de sala de aula sob a regência do professor, e fora de sala de aula sob orientação dos pais.

Recuperação Final

  • Aos alunos que não obtiveram 60% (sessenta por cento) dos pontos distribuídos no ano letivo e o mínimo de 40 ( quarenta) pontos, em cada conteúdo curricular, serão oferecidos estudos de Recuperação Final sob a forma didática de estudos autônomos, orientados pelo professor da respectiva disciplina.

  • Os estudos de recuperação final serão distribuídos o total de 100(Cem) pontos.

  • Só será aplicada a avaliação de recuperação final os alunos que não alcançarem à aprovação:

1 – Do 1º ao 5º ano, no máximo em dois conteúdos.

2 – Do 6º ao 9º ano, no máximo em três conteúdos.

  • Os estudos de recuperação final serão distribuídos o total de 100 (cem) pontos.
  • Será considerado aprovado na disciplina, após a realização da recuperação final de acordo com a seguinte formula.

PRF + TPA = RF
2

em que :

RF = Resultado finalTPA = Total dos pontos anuais
PRF = Pontos da recuperação final

  • Caso o aluno obtenha nestes estudos de recuperação mais de 60 (sessenta) pontos, para fins de registro escolar, será computado apenas o mínimo para promoção.
  • As despesas relativas aos estudos de recuperação final não esta incluída no valor da anuidade escolar constituindo serviço especial de prestação exclusiva aos que deles necessitarem. 

Avanço Escolar

O aluno que apresenta características especiais de desenvolvimento acima da sua idade, mediante avaliação de uma comissão de professores instituída e presidida pelo Diretor da escola, poderá ser oferecido o recurso do avanço escol ar propiciando-lhe a oportunidade de concluir seus estudos em menor tempo.

Direitos dos Alunos

1) – Ser tratado com humanidade e respeito por todo o pessoal do colégio;

2) – Recorrer às autoridades do Colégio quando se julgar prejudicado em seus direitos;

3) – Merecer assistência educacional de acordo com as suas necessidades e com as possibilidades do Colégio;

4) – Tomar conhecimento de notas obtidas e de sua frequência;

5) – Utilizar as instalações e dependências do Colégio que lhes forem necessárias na forma e nos horários a eles reservados.

Deveres dos Alunos

1) – Comparecer às atividades escolares com pontualidade e assiduidade;

2) – Apresentar-se para as aulas trajando uniforme escolar completo;

3) – Possuir material escolar exigido e conservá-lo em perfeitas condições de uso;

4) – Colaborar na preservação do patrimônio escolar, respondendo e indenizando os danos que causar;

5) – Apresentar solicitação por escrito e assinada pelo responsável, quando menor, para fins de saída antecipada;

6) Apresentar diariamente a caderneta escolar ao entrar no Colégio;

7) – Respeitar as norma disciplinares do Colégio;

8) – Abster-se de atos que perturbem a ordem, ofendam os bons costumes ou importem em desacato às autoridades escolares ou aos professores e funcionários;

9) – Comparecer às solenidades e festividades cívicas e sociais promovidas pelo Colégio;

10) – Observar fielmente os preceitos de higiene individual;

11) – Não se ausentar das aulas ou recreio sem licença do professor.

É vedado ao aluno

– Entrar em classe ou dela sair sem a permissão do professor;

– Ausentar-se do Colégio sem autorização de um dos integrantes do serviço pedagógico; ocupar-se, durante as aulas, com atividades estranhas às mesmas;

-Ter consigo material estranho à atividade escolar ou impróprio à moral e aos bons costumes;

– Causar tumulto nos corredores e pátios, bem como na vizinhança do Colégio, durante os horários escolares;

– Entrar ou permanecer no Colégio, durante os horários de aulas sem estar devidamente uniformizado e ou usando Boné e similares;

– Estar no Colégio e não freqüentar as aulas e atividades previstas no horário.


TELEFONE

(31) 3473-5953 - 3473 5366

ENDEREÇO

Rua Cachoeira da Prata, 491 Bairro Pindorama , Belo Horizonte – MG – CEP: 30865-080